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Foto do escritorEquipe Dr. Dog

7 dicas essenciais para se planejar para 2020!

Mais um ano novo está batendo à nossa porta e os seus planos para 2020 já estão traçados?

Não importa o tamanho do seu negócio, seja ele individual, ME ou em alto crescimento. A falta de planejamento pode definir o sucesso (OU NÃO)da sua empresa.



Já se planejou para 2020?
7 dicas para começar 2020 com tudo

Como explorar as oportunidades deste mercado pet que não para de crescer? Qual é o modelo de negócios? O faturamento maior virá da venda de produtos ou do serviço de banho e tosa?


E o meu público alvo, conheço no detalhe o que ele precisa?

Vamos começar do começo...rs

Segundo o Instituto Pet Brasil, uma família gasta em média R$338,76 com seu peludinho, entre ração, banhos, petiscos, e os adicionais com vacinas, medicamentos e acessórios, à parte. Como abocanhar uma fatia deste mercado, que tem previsão de fechar 2019 com faturamento de R$30bi?


1) Primeiro passo: como você vai ganhar dinheiro? Com serviços de banho e tosa? Com itens de prateleira? Dividindo meu espaço com um veterinário para atrair mais clientes?


2) Qual seu diferencial competitivo? ou seja, se compararmos o seu negócio com a loja pet mais próxima, qual é seu ponto forte, que te diferencia? É um serviço de leva e traz dos pets? Um clube de banhos? Agendamento por aplicativo? É importante que estas características estejam bem definidas e claras para todos - desde o dono até todos os funcionários


3) Você tem um programa de relacionamento? Tem um canal aberto com o seu cliente para ouvi-lo, seja com dúvidas, críticas ou elogios? E nas datas comemorativas, você se prepara para o Dia das mães/pais por exemplo com algum mimo?


4) E o preço que está sendo cobrado pelos serviços, está adequado aos gastos que você tem com energia elétrica, cosméticos, eventualmente um freelancer para te ajudar nos finais de semana?


5) Marketing nas redes sociais, você já tem o perfil da sua loja no instagram e facebook? Como tem sido a frequência de postagem? Mostrar o “antes” e “depois” dos seus clientes (com autorização prévia,claro e eles adoram!) traz autoridade para a qualidade do serviço que está prestando e referência. Assim, você tem bons argumentos para mostrar para aqueles clientes que sempre falam do preço, mas não se atentam à qualidade do seu trabalho, do seu carinho pelos pets e principalmente, da segurança que sua loja oferece, seja usando um shampoo que não arde ou irrita os olhos, ou quando você se preocupa com um mimo em datas especiais, como o aniversário do pet, por exemplo.


6) Encontre parceiros próximos a você e que possam gerar clientes, por exemplo, porque não fechar um valor especial para os pets do condomínio ao lado? Faça um folheto simples e converse com o síndico ou zelador. Temos a certeza de que todos adoram descontos ou brindes. Aproveite os dias da semana com menos movimento, geralmente às terças ou quartas e traga estes clientes!

7) E o mais importante: programe-se para ter um tempo também para você empreendedor, seja um curso de uma tosa especial, ou um curso online de administração ou finanças… E até mesmo, uma massagem nas costas, porque vamos combinar: ninguém é de ferro, né?


E aí, gostou? Então não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar! ;)

Esperamos por vocês com tudo em ordem em 2020!

Muito sucesso a todos!!

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