top of page
  • Foto do escritorEquipe Dr. Dog

Será que é lhasa ou shih tzu?

Atualizado: 3 de set. de 2019

Você sabia que são raças de cães do Tibet? Essas duas raças caíram no gosto dos brasileiros por serem de porte pequeno, bem parecidos, porém de comportamento um pouco diferentes. Como diferenciar entre um ou outro?


As raças são tão parecidas, e confundem muita gente!
Será que é lhasa ou shih tzu?

O Lhasa, tem o focinho um pouco menos... achatadinho, vamos dizer assim, e costuma ser bastante dócil, mas não com pessoas estranhas; e não se engane com o seu tamanho: ele pode ficar horas latindo para uma visita estranha por exemplo, fazendo o seu papel de protetor da casa. Ah, ele adora passear, mas claro, ama o sofá também, desde que você fique junto dele, mas não no colo! rs . Sua pelagem mais pesada e áspera, comumente de uma cor só e precisam de escovação e hidratação regular para evitar embaraçar. Seu peso médio é de 6 a 9kg (macho e fêmea).


Já o Shih tzu tem o nariz um pouco mais largo e mais achatado do que o Lhasa, o que faz com que esta raça sofra mais com problemas respiratórios, se comparada ao Lhasa, mas fisicamente são bem parecidos. E geralmente costuma latir apenas quando necessário. rs Por este motivo, acaba sendo o preferido de quem mora em apartamentos, por exemplo. Além disso, é beeeeeeeem preguiçoso, ama um sofá e não é muito fã de passeios, o que favorece sua tendência à obesidade. Atenção aqui! Outra dica importante, se você trabalha ou fica o dia todo fora de casa e o Shih Tzu passa horas sozinho em casa, também fica um ponto de atenção, porque cães esta raça podem se sentir solitários e desenvolver até um caso de depressão. =/


Sua pelagem sedosa e muitas vezes bicolor, requer pouca tosa, porém, alguns cuidados especiais como a escovação regular e uso de produtos para hidratação, o que evita a formação de possíveis nós e nos piores casos, até dor ao animal. Têm em média de 4 a 7kg (machos e fêmeas) e têm uma expectativa de vida de até 16 anos.


Bom, vale lembrar que estas informações não substituem a avaliação de um profissional veterinário ou criadores, ok?


E lembrem-se, se está pensando em ter um pet em casa, é sempre bom considerar adotar - existem diversas ONGS sérias que fazem um trabalho bem legal no Brasil inteiro - com certeza tem um pertinho aí da sua casa.


Mas se você já se decidiu por um pet de raça, não se esqueça de considerar, além do gasto inicial com a compra dele, da ração, da higiene frequente, que pode sim ser feita em casa mesmo (a cada 15 dias) e uma tosa média ou higiênica.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page