top of page
  • Foto do escritorEquipe Dr. Dog

Posso usar meu shampoo para dar banho no meu pet?

Atualizado: 1 de set. de 2019


Essa é uma dúvida bem frequente, que a gente ouve muito entre os donos de cães e gatos. Será que pode? Não é tudo a mesma coisa?


Cachorros podem usar shampoos de humanos?
Posso usar meu shampoo no banho do meu cachorro?

Hummm, não é bem assim. Apesar de, na maioria das vezes, utilizarem as mesmas matérias primas, por exemplo e até o mesmo tipo de embalagem e cheirinho, tem um fator que faz muita diferença: o PH.


Enquanto que para nós humanos, o ph costuma ser ácido para limpeza da nossa pele, o PH de produtos veterinários, é neutro. Tá, mas o que significa? Pode até ser que em um único banho, seu pet fique cheiroso e OK. Mas com o uso regular ou contínuo, a tendência é que ele comece a retirar a camada de gordura de proteção do seu bichinho, podendo causar coceira, irritação e , nos casos mais graves, até uma dermatite, difícil de tratar.


Por isso, não é frescura comprar um shampoo específico para uso veterinário, já que para serem comercializados, os produtos precisam de uma rigorosa inspeção do MAPA, órgão regulador do setor para poderem chegar ao mercado.


Um outro ponto importante que precisa ser observado é que não se deve escolher uma marca apenas pelo preço ou ainda, pela quantidade de espuma que faz; lembrem-se: espuma não é sinal de limpeza, combinado? Observe na lista de ingredientes, matérias primas emolientes, ou seja, hidratantes como a betaína por exemplo, que não deixa ressecar, enquanto limpa profundamente a pele e o pelo do seu cachorro ou gato.


Melhor ainda, se o fabricante usar matérias primas de padrão cosmético humano:reduz ainda mais a possibilidade de alergias ou irritações. Isso porque são ingredientes ultrafiltrados, de primeira qualidade, que não ardem os olhos, por exemplo. Questione, pergunte ao sac do fabricante. Tenha a certeza de que está escolhendo a melhor opção para o cuidado e higiene do seu filho de 4 patas.

Afinal, ninguém quer ter a dor de cabeça de tratar de uma dermatite, não é mesmo?


E os veterinários são objetivos: uma simples coceira causada por um shampoo de baixa qualidade ou um produto inadequado, (até mesmo um sabão de coco, que possui soda!) pode acabar gerando um ciclo sem fim de coceira e pior, seu filho de 4 patas acaba com o bem estar prejudicado.


Portanto, procure orientações com profissionais como veterinários ou mesmo os de banho e tosa, para uma indicação apropriada para o cuidado do seu pet, ok? Muito cuidado com mitos e indicações de redes sociais; muitas vezes as intenções são boas, mas as consequências podem ser bem ruins.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page