• Equipe Dr. Dog

O segredo da pele seca dos pets

já reparou que seu cachorro ou gato também fica com a pele seca principalmente no inverno?

e é importante ficar atento, porque essa "secura" - assim como acontece com nós, humanos, nos cotovelos, por exemplo, pode começar a ficar áspero, criar calos e até mesmo coceira, sabia?


um dos motivos para o ressecamento acentuado da pele pode ser a frequência dos banhos - que dever ser com no mínimo 15 dias de intervalo, ainda mais nos dias frios e preferencialmente com água morna (e não muito quente). Vocês já repararam que quando os pets ficam muito tempo sem banho, a pele e os pelos ficam com um aspecto oleoso e pesado? É a pele produzindo sua camada de proteção natural; e quando há banho em excesso (semanal, por exemplo), a pele não tem tempo suficiente para recompor esta camada e acaba ressecando.


a médio prazo, esse ressecamento pode levar à coceira e em casos mais graves, até feridas.

caso o seu bichinho esteja com algum incômodo na pele, o primeiro passo é buscar uma avaliação com um bom veterinário para se certificar de que não há algum problema mais grave, como pulgas e carrapatos.


depois, é importante investigar se seu pet tem algum tipo de alergia, seja de poeira, ácaro ou até mesmo medicação.


e procure produtos hipoalergênicos e indicados para peles sensíveis - eles são formulados especialmente para os pets que precisam de um cuidado extra para evitar estes incômodos. se possível, alterne o banho tradicional com o banho a seco por exemplo, caso o seu pet tenha o costume de se sujar sempre =)


seu pet passa por isso também? como vocês costumam cuidar? conta pra gente!

43 visualizações0 comentário