top of page
  • Foto do escritorEquipe Dr. Dog

Como escolher o melhor shampoo para o meu cachorro ou gato sem gastar muito

Essa é a dúvida de muita gente que tem um cachorro ou gato. Será que preciso comprar um shampoo para cachorro filhote? Ou é melhor um para pelos brancos? É shampoo antialérgico? Preciso de shampoos específicos para gato? Posso usar shampoo para pet shop em casa? Ou compro um especial para a raça deles?


Como escolher o melhor shampoo para pet?
Cuidados essenciais com cães e gatos


A gente começa contando a história da nossa mascote Milu hoje com 13 anos de idade. Desde pequena, Milu odiava o barulho do secador dos petshops, o que fez com que os donos optassem por dar banhos em casa mesmo (detalhe: ela é uma labradora de 35kgs). Mas naquela época, existiam apenas algumas poucas marcas de shampoo no mercado e nas lojas especializadas em pets.

Perguntando para o pessoal da loja, sempre diziam que era tudo a mesma coisa - então vamos levar o mais barato, né?

Pois bem, logo nos primeiros banhos, a gente percebeu que ela começou a ficar com caspa entre os pelos - que são pretos e algumas manchas brancas. Questionamos a médica veterinária, que diagnosticou como dermatite.😞 Lá vamos nós comprar o shampoo para cachorro com dermatite. CARÍSSIMO 😢😢.

E mesmo alternando o shampoo com preço incrível, com o específico para dermatite, a tal da caspa continuava lá. Será que não tem jeito mesmo?

A irmã humana da Milu resolveu pesquisar a respeito e procurou químicos e especialistas para entender o que poderia ser feito. Ela então descobriu que os shampoos mais baratos, acabam ressecando a pelagem do cão e do gato, por serem limpeza profunda, tirando até mesmo a camada de gordura de proteção natural dos animais. E se na formulação, fossem adicionados ingredientes hidratantes como silicone por exemplo?

Eis que ela, junto com o time de especialistas, chegaram na formulação de Dr. Dog, com silicone e ingredientes emolientes que não tiram a camada de proteção da pelagem dos pets , evitando dermatites e coceiras, que podem levar a feridas e infecções.

Hoje, no auge da melhor idade, Milu não sofre mais com caspa, nem coceira. E seus donos ainda economizam sem ter que comprar o shampoo especial para dermatite.

Infelizmente uma coisa cultural do brasileiro é associar a quantidade de espuma com a qualidade do produto. E sabendo disso, muitas indústrias priorizam a grande espumação ao contrário de investir em ingredientes que realmente entregam performance e resultado, sem agredir a pele (e não os pelos) dos pets. E para conseguir chegar nesta espuma exagerada, são utilizados itens que ressecam e muito. E a consequência, a gente já sabe: pele ressecada = coceira + alergias.

Viu só, muitas vezes o barato acaba sim, saindo mais caro. Procure sempre uma segunda opinião profissional, pesquise sobre as marcas e quem já usou. Afinal, seu cachorro e gato merecem um cuidado especial, mas que não pese no seu bolso no final das contas, não é mesmo?

Ah, e muito cuidado com o que se encontra na internet, como fórmulas de shampoo para cachorro caseiro... Você pode literalmente estar fazendo uma bomba em casa, que pode gerar uma reação alérgica grave.

Outra dica importante é ficar atento e não cair em estratégia de marketing, que a cada dia cria um shampoo para yorkshire, outro para lhasa, pelos escuros e muitas vezes, não apresentam diferenciação de um shampoo neutro por exemplo. 😩

Quer saber mais sobre como cuidar bem do seu pet? Fique ligado no nosso blog e dicas. Até o próximo post! 😉


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page