Lambe aqui, lambe ali, um lambeijo aqui e outro ali..
e quando a lambedura fica insistente e quase que obsessiva?
Imagina a cena: vocês tranquilos, no fim da tarde, reparam que o cachorro ou gato estão lambendo desesperadamente a patinha ou a bolinha?
Será que é motivo para se preocupar e procurar ajuda?
Resolvemos pesquisar sobre o assunto para poder ajudar nossos aumigos de 4 patas.
E descobrimos que uma das causas pode ser emocional.
Pois é, nossos catioros e gatíneos também podem sofrer com ansiedade, estresse e até mesmo depressão e, com energia acumulada, passam a se lamber para extravasar e reduzir o nível de cortisol do corpo.
Por isso, a importância de levá-los para passear, brincar (se possível em local aberto e seguro como parques e praças), para se distraírem e não cair em depressão ao ficarem presos em casa ou à coleira e sem estímulos.
Mas esse lambe lambe todo pode precisar de atenção especial também por outros dois motivos:
O primeiro é seu pet associar a lambedura como única forma de gastar energia e acabar literalmente obsessivo e se tornar tão constante que acaba machucando a pele e sendo a porta de entrada de bactérias que podem evoluir facilmente para algo mais grave.
Outro motivo é ele se lamber por estar incomodado por uma coceira ou alergia, para tentar aliviar a coceira, e aí, os motivos podem ser diversos – desde o uso de produtos de limpeza muito agressivos nos cuidados da casa e por onde ele fica, alergia ou incompatibilidade com ração ou algum petisco, corante ou alimento novo, e até mesmo as conhecidas pulgas.
E como cuidar e tentar evitar que nossos pets fiquem se lambendo tanto?
Bom, conhecendo alguns dos principais motivos, é importante investigar o que anda acontecendo com seu filho de 4 patas.
- Os exercícios e atividades com ele estão em dia? Se a agenda anda apertada, experimente reservar uns 30 minutinhos diários para brincar e jogar a bolinha com ele.
- Vocês trocaram a marca/ tipo/ sabor da ração recentemente? Será que pode ser um ingrediente diferente que pode estar causando essa alergia e coceira?
- Como andam os cuidados com as pulgas? Lembrem-se, elas não ficam só no corpo do animal, mas nas caminhas pet, e espalhadas por onde eles convivem (sofá, tapetes, etc). Precisamos higienizar e limpar para acabar com os ovos delas
- Sempre que possível, higienize as patinhas com produtos seguros como banho a seco pet por exemplo e seque bem para evitar feridas e machucados no local.
- Não percebeu melhora? Então a opção é levar ao veterinário e pedir orientações específicas para seu filho de 4 patas.
Investigar e tratar ainda é o melhor remédio nestes casos.
Tem um caso parecido em casa? Qual foi o motivo das lambeduras? Compartilha com a gente!
Comments