top of page
  • Foto do escritorEquipe Dr. Dog

10 dicas essenciais para dar banho em casa


Como dar banho cachorro em casa?
10 passos para dar banho nos pets em casa

Uma das dicas mais pedidas é como dar banho nos pets em casa, de forma fácil e simples, e com todos os cuidados necessários para não machucar ou causar uma otite, por exemplo. Conversamos com diversos profissionais da área e chegamos em 10 passos básicos, porém, essenciais para manter seu pet limpinho em casa (e cheiroso também, claro):


1) Um passo importante, que parece desnecessário, mas é fundamental para evitar otites indesejadas por exemplo, é antes de começar o banho, colocar uma bola de algodão, destas simples, de farmácia mesmo, para proteger os ouvidos dos pets.


2) Feito isso, é a hora de ligar o chuveiro e ajustar para uma temperatura morna. Melhor ainda se tiver um chuveirinho para poder enxaguar com mais controle.


3) Molhe bem a pelagem do seu cão ou gato para poder aplicar o shampoo - importante que seja ph neutro e de uso veterinário, próprio para pets. Como a gente já comentou antes, nunca use o seu shampoo ou o seu sabonete, eles são para uso humano, ok? Eles podem causar alergias e irritações sérias, que podem evoluir até para uma dermatite e exigir uso de medicamentos; além de serem incômodos para os peludinhos.


4) Aplique o shampoo no corpo do animal e espalhe até fazer espuma. Atenção para o focinho e olhos! Se possível, opte por shampoos com formulação especial que não arde os olhos, e não deixam aquela vermelhidão depois do banho, caso caia acidentalmente. (Sim, pode acontecer porque eles não vão ficar paradinhos, tipo estátua esperando rs).


5) Caso o pet esteja muito sujo (deu um tchibum na poça que tinha na rua, rolou no sítio no final de semana, etc), é normal o shampoo não espumar muito. Neste caso, recomendamos enxaguar bem e repetir a lavagem com shampoo para garantir uma limpeza profunda.


6) Enxague bem o seu pet, evitando jogar muita água diretamente no rosto e próximo às orelhas, até que toda a espuma tenha sido retirada.


7) Se o seu peludinho tiver pelos longos, este é o momento de aplicar o produto de sua preferência para cuidar deles: seja uma máscara de hidratação ou um Condicionador para fechar as pontas. Deixar agir conforme o fabricante e enxaguar bem novamente.


8) Retire o excesso de água e, com a ajuda de uma toalha, seque o máximo possível a pelagem.

Nesta etapa, você pode usar um secador na temperatura morna ou, como a gente: deixar secar ao natural, pelos ao vento. *Neste caso, escolha um dia mais quente para o banho.


9) Se você ainda tiver mais um tempinho, pode fazer a escovação dos pelos longos, evitando que eles fiquem embaraçados até o próximo banho.


10) Finalize borrifando o perfume do pet para prolongar a sensação de frescor.


Marca a gente nas fotos do banho do seu pet? Queremos conhecer vocês!

Gostou? Não esquece de curtir, comentar e compartilhar! =)

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page