• Equipe Dr. Dog

10 dicas essenciais para dar banho em casa


10 passos para dar banho nos pets em casa

Uma das dicas mais pedidas é como dar banho nos pets em casa, de forma fácil e simples, e com todos os cuidados necessários para não machucar ou causar uma otite, por exemplo. Conversamos com diversos profissionais da área e chegamos em 10 passos básicos, porém, essenciais para manter seu pet limpinho em casa (e cheiroso também, claro):


1) Um passo importante, que parece desnecessário, mas é fundamental para evitar otites indesejadas por exemplo, é antes de começar o banho, colocar uma bola de algodão, destas simples, de farmácia mesmo, para proteger os ouvidos dos pets.


2) Feito isso, é a hora de ligar o chuveiro e ajustar para uma temperatura morna. Melhor ainda se tiver um chuveirinho para poder enxaguar com mais controle.


3) Molhe bem a pelagem do seu cão ou gato para poder aplicar o shampoo - importante que seja ph neutro e de uso veterinário, próprio para pets. Como a gente já comentou antes, nunca use o seu shampoo ou o seu sabonete, eles são para uso humano, ok? Eles podem causar alergias e irritações sérias, que podem evoluir até para uma dermatite e exigir uso de medicamentos; além de serem incômodos para os peludinhos.


4) Aplique o shampoo no corpo do animal e espalhe até fazer espuma. Atenção para o focinho e olhos! Se possível, opte por shampoos com formulação especial que não arde os olhos, e não deixam aquela vermelhidão depois do banho, caso caia acidentalmente. (Sim, pode acontecer porque eles não vão ficar paradinhos, tipo estátua esperando rs).


5) Caso o pet esteja muito sujo (deu um tchibum na poça que tinha na rua, rolou no sítio no final de semana, etc), é normal o shampoo não espumar muito. Neste caso, recomendamos enxaguar bem e repetir a lavagem com shampoo para garantir uma limpeza profunda.


6) Enxague bem o seu pet, evitando jogar muita água diretamente no rosto e próximo às orelhas, até que toda a espuma tenha sido retirada.


7) Se o seu peludinho tiver pelos longos, este é o momento de aplicar o produto de sua preferência para cuidar deles: seja uma máscara de hidratação ou um Condicionador para fechar as pontas. Deixar agir conforme o fabricante e enxaguar bem novamente.


8) Retire o excesso de água e, com a ajuda de uma toalha, seque o máximo possível a pelagem.

Nesta etapa, você pode usar um secador na temperatura morna ou, como a gente: deixar secar ao natural, pelos ao vento. *Neste caso, escolha um dia mais quente para o banho.


9) Se você ainda tiver mais um tempinho, pode fazer a escovação dos pelos longos, evitando que eles fiquem embaraçados até o próximo banho.


10) Finalize borrifando o perfume do pet para prolongar a sensação de frescor.


Marca a gente nas fotos do banho do seu pet? Queremos conhecer vocês!

Gostou? Não esquece de curtir, comentar e compartilhar! =)

Doutor Dog Comércio de Produtos Pet ltda - 2014 - 2020